O Conto...
"Uma Cana de Pesca Para o Meu Avô", trata-se de um conto em que Gao Xingjian relata uma história entre um avô e um neto, em que estes sentem muitas saudades, fruto da sua separação há muitos e muitos anos.
Xingjian inspira-se na sua: infância, memória, idealização da natureza, conflito entre modernidade e tradição.
Com um estilo em que sobressaem a sensualidade e a sobriedade retórica, em Uma Cana de pesca para o meu Avô, Gao Xingjian brinda-nos com uma pequena história repleta de ternura, bem como situações do quotidiano que convidam a reflexões gerais sobre a situação da sua China natal e, em última instância, sobre a sua condição humana.
O Autor...
Gao Xingjian foi o primeiro escritor chinês a receber o Prémio Nobel. Nascido em 1940, teve de enfrentar as terríveis consequências da invasão japonesa, durante a sua infância e adolescência. Intelectual e escritor precoce, Xingjian estudou a língua e literatura francesas, não tardando muito a fazer parte da lista de "indesejáveis" do regime durante a Revolução Cultural, ao ponto de ser internado num campo de "reeducação", entre 1966 e 1976. Em 1986, foi proibido de publicar na China e, no ano seguinte, decidiu pedir asilo politico á França. Actualmente, reside neste país e tem nacionalidade francesa.
A obra mais conhecida de Xingjian é A Montanha da Alma, escrita entre 1982 e 1989.
Recebeu o prémio nobel no ano de 2000.
Gao Xingjian
Nenhum comentário:
Postar um comentário