sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Crer é conseguir...


Era um frequentador habitual de um café, onde as pessoas da região costumavam conviver e passar algum tmpo.
Estava ali, quando apareceu o carpinteiro da região, nunca falei com ele, talvez porque ele é um pouco reservado e pouco social...
Todos os dias observava o tal homem no café, e embora timido notei que era um homem feliz com a sua vida.
Com o passar do tempo reparei que o senhor andava triste, mal humorado e com um ar acabado, até que um dia decidi falar com ele, tentar ajudá-lo e perceber o que de mal se passava.
Pouco me retorquiu, apenas disse que não era nada de especial, e para que ele nao pensasse que eu estava a interferir na vida dele, não insisti naquele dia.
Nesse dia, depois de ele ter ido embora do café, as pessoas comentavam que a sua fábrica havia falido...
Quando voltei a vê-lo, falei-lhe que soube que a sua fábrica tinha acabado e pus a hipotese de ser por isso que ele andava mal, mas ele respondeu que não era só isso que o fazia estar assim e que esta situação da sua vida profissional era o menos preocupante de todos os seus problemas.
Logo percebi que existia lago muito mais grave na sua vida, e questionei-o acerca disso.
O homem desabafou comigo, dizendo que a sua mulher fugiu com outro homem e que o tinha deixado a cuidar dos seus 5 filhos menores e naquele momento com aquelas dificuldades monetarias, era impossivel cuidar deles, assim como de si próprio. Escutei-o e fiquei abalado com a sua vida, apoiei-o psicologicamente e aconselhei-o a começar uma nova vida. Recomendei o homem a visitar uns sócios meus, procurando trabalho em qualquer cargo para sobreviver.
Depois de 2 dias, o homem vei-o falar comigo com uma cara mais agradavel, disse-me que conseguiu arranjar trabalho como porteiro nocturno num fábrica. Este emprego ajudava-o pleanamente.
Depois de algum tempo, o meu sócio falou-me que o homem subiu de cargo, e que tinha superado as dificuldades com que lidava em casa.

Nenhum comentário: