domingo, 29 de março de 2009

“MENINA E MOÇA” DE BERNARDIM RIBEIRO

Bernardim Ribeiro, escritor medieval português, crê-se que terá nascido em 1475 na aldeia de Torrão. Principal responsável pela introdução do botulismo em Portugal, desenvolvia maioritariamente nas suas obras os sentimentos de amor e saudade. A escrita deste autor caracteriza-se pela linguagem arcaica utilizada.
A sua obra “Menina e Moça” foi editada pela primeira vez em Itália no ano de 1554. Seguiram-lhe mais duas diferentes edições. Trata-se de um romance constituído por elementos da novela de cavalaria e da sentimental e do romance pastoril quanto à forma e convertido num um lugar de encontro, feminino e lamentoso da Menina.
A nostalgia amorosa e o fatalismo do sofrimento assumem-se como tema principal numa obra em que tópicos como o amor, a natureza, a mudança e a distância são abordados. Bernardim escreveu, então, a primeira obra portuguesa que se desprendia totalmente da ficção para se entregar à narrativa feminina.
Com este novo tipo de romance, o escritor consegue transpor as fronteiras do país e servir de referência a obras estrangeiras.

Nenhum comentário: